• (11) 96637-8725
  • adm@clinicacalegari.com.br

O ideal é fazer pelo menos 3 escovações por dia, e sempre após as refeições, a escovação deve ser feita com uma escova em bom estado, sem cerdas desgastadas e com um creme dental que tenha flúor. É importante se atentar para fazer movimentos suaves, para não afetar o esmalte dos dentes ou as gengivas. Escovar a língua também é uma parte importante da higienização.

Mas não acaba na escovação, após escovar, é fundamental usar o fio dental, retirando os restos de comida e sujeira que a escova não conseguiu retirar.

Cáries são causadas pelas placas bacterianas, que são o acúmulo de bactérias na boca. Essas bactérias se alimentam de sujeira e de restos de comida, que se acumulam quando não há uma higienização correta. Com o passar do tempo, essas bactérias podem danificar o esmalte do dente e até mesmo a estrutura em si do dente. Gerando a cárie, que se não tratada, pode resultar na perda do dente.

Existem! Aqueles que são altamente pigmentados, por exemplo: café e vinho, os dois podem alterar a cor dos dentes quando são consumidos com excesso e frequência. O resultado é de dentes mais escuros e coloração amarela, mas esse problema pode ser resolvido com um clareamento dental, que você encontra aqui na Clínica Calegari.

Acúmulo de bactérias na boca, que é gerado pela falta de uma higienização adequada. Sendo assim, a forma ideal para combater o mau hálito: uma boca escovação e uso do fio dental.

Precisa! Um erro comum é as pessoas acharem que só é preciso escovar os dentes. Escovar a língua é importante, pois evita acúmulo de bactérias na superfície dela, bactérias que podem afetar os dentes e causar mau hálito. Escovando de forma delicada, com creme dental, algumas vezes durante a escovação, já é o suficiente para evitar esse problema.

Quando falamos sobre prevenção, essa é uma das principais dúvidas. O ideal é uma visita ao dentista a cada 6 meses, mesmo sendo para visitas de rotina, quando não há nenhum problema aparente, pois conseguimos fazer a manutenção da saúde bucal de forma mais fácil.

Para manter uma excelente saúde bucal, o recomendado é uma limpeza a cada 6 meses, no consultório odontológico. Mesmo que o paciente tenha uma boa higienização em casa, tártaro e placas bacterianas podem se acumular, e precisam ser tratadas pelo dentista.

Pastas assim, são extremamente compostas por substâncias abrasivas (exemplo: sílica e bicarbonato). Esses cremes dentais desgastam o esmalte do dente para eliminar manchas, podendo resultar em retração de gengiva e sensibilidade. Por conta disso, para clarear os dentes, o ideal é um clareamento dental, e não cremes dentais desse tipo.

Não, e eles devem ser usados com moderação, e de preferência, as opções sem álcool. O uso excessivo acarreta numa contribuição para manchar e escurecer os dentes. O ideal é uma boa escovação, fio dental e o uso moderado de antissépticos bucais.

Sim, é preciso! Pois a saliva necessita de um tempo para neutralizar o pH dos alimentos, para então proteger nossos dentes de desgastes. A própria escova de dente pode acarretar numa abrasão. O recomendado, é fazer um bochecho com água após comer, e depois de meia hora, escovar.